O campo da eletricidade é imenso, vasto e a cada dia novas descobertas são feitas e trazem ao ser humano mais tecnologia e inovação, muitas coisas curiosas são observadas nesta área de estudo. O que promove estas inúmeras descobertas é a curiosidade do ser humano.
A curiosidade é definida como o desejo intenso de ver, ouvir, conhecer, experimentar algo novo, original e desconhecido e também a vontade de aprender. A curiosidade é como um ciclo vicioso pois quanto mais se descobre mais se quer descobrir. Em alguns pontos a curiosidade é inusitada e revela situações ou fatos apenas conhecidos por alguns.
Listamos dez fatos sobre eletricidade que não e do conhecimento amplo e são dúvidas para muitas pessoas.
  •  A eletricidade não foi inventada como muita gente pensa, ela sempre esteve por aí e é um fenômeno natural, muita gente achar que pessoas como Tesla, ou Thomas Edison foram os inventores da eletricidade.
  •  As bolas alaranjadas e avermelhadas colocadas nos fios de alta tensão que cruzam as rodovias servem para sinalização visual para os pilotos das aeronaves, quando tiverem que utilizar as estradas para pousos de emergência.
  •  O equipamento elétrico mais antigo que se descobriu até hoje foi a pilha de Bagdad que possui segundo especialistas aproximadamente 2000 anos, apesar de bem rústica ela tem todas as características de uma pilha comum.
  •  A maior parte das pessoas que são gravemente eletrocutadas não morrem por causa dos efeitos elétricos no organismo mas sim dos efeitos térmicos que são causados por um eletrocutamento.
  • O Brasil é o país em que tem maior incidência de descargas atmosféricas por ano os famosos raios.
  • Apesar de sempre estarmos em crise de eletricidade o Brasileiro consome em média muito menos energia elétrica que outros países principalmente por nosso inverno não ser tão rigoroso como em outros países, nestes países o consumo crescer devido a grande quantidade de aparelhos para aquecimento de ambiente.
  • Geladeiras e freezers consomem mais energia se estiverem próximos ao fogão, pois precisam compensar o calor a sua volta e para isso consomem mas energia.
  • Alguns peixes usam a eletricidade para abater suas presas. A enguia, a raia e o torpedo são alguns desses peixes. A enguia pode emitir descargas elétricas de 600 volts, suficientes para paralisar um homem adulto.
  • Campos do Goytacazes em 1883, cidade do estado do Rio de Janeiro, foi a primeira cidade a ter iluminação pública no Brasil. O serviço foi inaugurado pelo o imperador Dom Pedro II. Com uma usina termoelétrica a vapor,e com a potência de 52kw, fornecia energia para 39 lâmpadas de duas mil velas cada.
  • O chuveiro elétrico como conhecemos é um invenção brasileira.
Muitos outros fatos podem ser citados como curiosidades na área de eletricidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Instalação elétrica seguindo a norma: cor dos fios

Como calcular a quantidade certa de tinta

Tecnologia LED – O Futuro da Iluminação